Na aldeia, na escola e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente Nara Maria Forte Diogo Rocha, Marcelle Arruda Cabral Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da Costa e Francisco Pablo H. A. Pinheiro (Organização) Editora EDUECE 2016 PREFÁCIO 1. “Um por todos, todos por um!”: a recontextualização local da cultura mediática para a infância pelas crianças no jardim de infância - Manuela Ferreira 2. Sobre a experiência de pesquisar entre crianças - Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa e Maria de Fátima Vasconcelos da Costa 3. A menina negra, o sul do adulto: um diálogo entre os estudos da infância e as epistemologias do sul tendo como temática as questões raciais e de gênero - Nara Maria Forte Diogo Rocha e Maria de Fátima Vasconcelos da Costa 4. Cultura e infância sem-terrinha: a construção ordinária da vida de crianças como obra de arte - Thiago Menezes de Oliveira e Inês Sílvia Vitorino Sampaio 5. Apropriação e afirmação cultural na escola diferenciada dos índios Tapeba: um estudo sobre a sociologia da infância nessa etnia - Maria de Fátima Brito Fontenele Oliveira e Messias Holanda Dieb 6. As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal - Núbia Agustinha de Carvalho Santos 7. A educação, um desejo tupy e jê: o (des)lugar dos povos indígenas na educação escolar e a Lei 11.645/2008 - Maria da Glória Feitosa Freitas 8. Formação docente na perspectiva etnorracial: limites e possibilidades - Rosa Maria Barros Ribeiro 9. O Roleplaying Game (RPG) e o ensino da história africana e afro-brasileira - Joycimara de Morais Rodrigues e Maria de Fátima Vasconcelos da Costa Sobre os autores |
||||